7 sintomas do câncer que as pessoas desconhecem

Tosse, dores sem explicação e manchas na pele merecem atenção especial
sintomas do câncer

Foto - Shutterstock

Você conhece os sintomas do câncer? Para evitar a doença traiçoeira é necessário sempre estar bem instruída para agir o mais rápido possível. Isto porque o câncer é difícil de detectar sem exames específicos e alguns sinais do corpo podem indicar sua manifestação.

De acordo com a médica geneticista e diretora do Departamento de Oncogenética do A.C.Camargo Cancer Center, Maria Isabel Achatz, é sempre importante ficar atenta aos sintomas. Por isso, mostramos abaixo sinais desconhecidos do câncer. Afinal prevenção e conhecimento podem fazer toda a diferença.

1. Tosse que não passa ou rouquidão

O ato de tossir pode não ser preocupante em alguns casos, mas quando a tosse se torna algo cotidiano e persistente, é melhor ficar atento. O problema pode ser ainda mais grave se as compulsões foram acompanhadas de sangue. Nesse caso, segundo especialistas, existe a chance do paciente estar sofrendo com um câncer de pulmão. Sendo assim um médico precisa ser consultado e exames realizados o quanto antes.

2. Mudanças intestinais persistentes

Se você notar uma mudança repentina e persistente no ritmo de funcionamento do seu intestino, fique atento. Observe, por exemplo, se as fezes estão normais (nesse caso vai ser só reflexo de sua alimentação) ou se estão deformadas ou maiores que o normal (esse poderia ser um sinal alarmante).

3. Dores persistentes e sem causa aparente

Dores sem explicação ou causa aparente, podem ser sinais de alerta. No abdômen feminino, por exemplo, pode ser um sinal de câncer de ovário. Já, no peito, pode ser um sintoma do câncer de pulmão.

4. Perda de peso repentina

Embora seja o sonho de toda mulher, a perda de peso repentina e sem qualquer esforço pode ser preocupante. Se isso acontecer repentinamente pode indicar um problema médico sério, como um tumor.

5. Manchas na pele

Se não for um hematoma, manchas na pele podem ser sinal de câncer de pele. Analise se não andou se machucando ou se o lugar manchado está sem sensibilidade, por exemplo. Não perca tempo e procure um dermatologista o quanto antes.

6. Sangramento inesperado

No caso de mulheres, se houver sangramento fora das regras mensais, é melhor procurar um médico, especialmente se o sangramento não tiver causa aparente e for persistente.  Se o sangramento for pelo reto ou por outras partes do corpo, como gengivas, nariz, entre outras, a preocupação também é válida.

7. Feridas que não cicatrizam

Se você não tem problemas com diabetes e, mesmo assim, está com uma ferida que parecem nunca cicatrizar, melhor procurar um profissional da saúde. Não perca tempo, especialmente se o ferimento já estiver aberto há três semanas.

Para evitar qualquer tipo de problema a atriz Angelina Jolie gerou polêmica nesta semana ao anunciar que teria feito uma cirurgia preventiva de retirada dos ovários e das trompas de Falópio. Nós já falamos aqui sobre as outras medidas que a atriz já tomou para evitar que o câncer se manifeste em sua saúde. Vem ver!

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: câncer sintomas