Será que está tudo bem com minha saúde?

Será que está tudo bem com minha saúde

É sempre bom investir numa alimentação saudável, exercícios físicos e em uma vida emocional equilibrada, para a garantia de uma vida com saúde e qualidade.

Mesmo assim, a avaliação médica de tempos em tempos pode ser necessária, afinal, muitas doenças ocorrem sem sintomas, e a vida moderna traz cada vez mais problemas novos, tais como problemas de postura, de colesterol, hipertensão, tabagismo, câncer, diabetes, estresse, ansiedade.

Um check up anual é ideal para todas as pessoas, principalmente para quem já tem mais de 40 anos.

Um bom check up não deixa nada passar em branco, já que ele não pode ser encarado como uma bateria de exames gerais solicitados a qualquer paciente e não pode ser um pacote igual para todos, mas sim precisa buscar os pontos mais frágeis de cada paciente.

Quando o check up é bem feito e avalia individualmente o paciente (levando em consideração: histórico familiar, sexo e idade) é muito difícil alguma doença passar despercebida.

Exames fundamentais:

Pressão arterial - verificada durante cada visita ao médico

Exame de sangue - deve incluir um hemograma (contagem dos glóbulos vermelhos e brancos, plaquetas), níveis de glicose, testes de função da tireóide e conta de eletrólitos. Seu médico pode solicitar teste laboratoriais adicionais, de acordo com seu perfil e história familiar

Exames de Imagem - Tomografia do coração

Teste ergométrico - para avaliar a capacidade física

Eletrocardiograma - recomenda-se para homens e mulheres em torno dos 50 anos, pelo menos a cada dois/três anos

Teste de sangue oculto nas fezes - deve ser feito anualmente, para excluir a possibilidade de câncer colorretal

Mamografia - durante o check up, deve ser feito exame clínico das mamas; mulheres entre 40 e 50 devem discutir os prós e contras de mamografias regulares com seus médicos. O autoexame mensal de mama também deve ser feito

Papanicolau e exame pélvico - a cada três anos ou anualmente, se houver maior risco para o câncer cervical ou vaginal

Medição da massa óssea - não há um padrão para a frequência desse exame. Mulheres com histórico familiar ou pessoal que as coloque em maior risco de osteoporose devem consultar seu médico para definir a indicação

Além disso, você deve rever sua medicação de rotina com o seu médico, se continua adequada e/ou se o efeito não é mais o mesmo.

- Guarde seu cartão de vacinação com seus documentos mais importante e mantenha-o em dia. Dos 20 aos 59 anos é preciso ter tomado as seguintes vacinas: contra hepatite B; dupla tipo adulto (difteria e tétano); febre amarela; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Mantenha a imunização contra a gripe em dia também.

- Cheque sua altura - perda significativa de altura pode indicar a aceleração da osteoporose.

- A cada quatro anos, é recomendada uma colonoscopia, que permite visualizar o intestino grosso.


- Por fim, sua saúde emocional é tão importante quanto sua saúde física. Por isso, o check up anual é a oportunidade de conversar com seu médico sobre, por exemplo, falta de energia. Se for preciso, ele poderá lhe indicar um bom especialista.

Por Jessica Moraes

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?