Se pesar com frequência ajuda a manter a forma, diz pesquisa

balança

Foto - Shutterstock

Uma pesquisa feita recentemente pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, descobriu a fórmula para manter o peso: se pesar frequentemente. Para a pesquisadora Claire Madigan, isso acontece por que permite que as pessoas revertam o quadro rapidamente ao notarem seu peso subindo.

No estudo, 3 mil pessoas que passaram por dietas recentes ganharam uma balança para deixar em seus banheiros. 1/3 das pessoas aceitou o desafio de se pesar constantemente. Ao final de 9 meses, essas pessoas que se pesaram recuperaram quase 3 kg a menos do que o grupo que não controlou o peso com periodicidade.

"Talvez a balança funcione como um alerta. Se você sabe que tem que subir na balança, você é um pouco mais cuidadoso com o que come ", disse Claire.

O estudo mostrou ainda que a estratégia é válida para quem passou por uma dieta e perdeu peso recentemente, não para quem ainda está no processo de perda. Se pesar periodicamente é ideal para quem sofre com o efeito sanfona, sendo que o mais difícil é manter o peso, e não perdê-lo.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: pesquisa manter o peso balança