Saiba quais são as principais consequências da ansiedade

ansiedade

Foto - Shutterstock

Ninguém gosta de ficar estressado ou viver sob pressão, certo? Só que nem sempre conseguimos controlar estas emoções quem sofre com isso é o nosso corpo. Uma pesquisa divulgada no Huffington Post mostrou que pessoas com alto nível de stress também sofrem de transtorno de ansiedade. Mas com estas reações atrapalham nossas capacidades físicas e nossa saúde?

O jornal listou o que sentimos quando o corpo sofre de ansiedade e, acredite, pode ser mais surpreendente do que você imagina.

1 - Cérebro

O estresse e ansiedade crônica podem afetar as áreas do cérebro que influenciam a memória de longo prazo, a memória de curto prazo. Além disso, o estresse crônico pode ativar o sistema nervoso, que por sua vez, pode influenciar outros sistemas do corpo, provocando reações físicas, como fadiga e desgaste.

2 - Reações hepáticas

Quando o corpo sofre de estresse e ansiedade, o sistema produz uma quantidade excessiva de cortisol, o hormônio do estresse . Essa produção hormonal leva o fígado a produzir mais glicose. Para a maioria das pessoas, este açúcar extra no sangue pode ser simplesmente reabsorvido com nenhum dano real. No entanto, para aqueles com risco de diabetes, o açúcar no sangue pode causar problemas de saúde mais sérios.

3 - Pulmões

Estudos têm mostrado que existe uma relação entre os que sofrem de transtornos de ansiedade e asma. Pessoas que sofrem de asma também são mais propensas a ter ataques de pânico.

4 - Músculos tensos

A forte tensão muscular pode gerar dores de cabeça, ombros rígidos , dor de garganta e até mesmo enxaquecas.

5 - Sistemas imunológicos

Estudos também descobriram que, quando você está estressado, tem mais chances de pegar um resfriado e está mais suscetível a infecções e inflamações.

6 - Coração

Ansiedade e estresse crônico aumentam a chance de doenças cardiovasculares devido a um aumento da frequência cardíaca constante, a pressão arterial elevada e exposição excessiva ao cortisol. Segundo a Associação Americana de Psicologia, estresse de longo prazo também pode levar à hipertensão arterial, arritmias e aumento do risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).

7 - Estômago

Quando você perde o controle do stress/ansiedade, você não tem a digestão de alimentos de forma adequada. Aumento de refluxo, inchaço e diarreia.


Por Kelly Jamal

Comente

Assuntos relacionados: ansiedade