Saiba como prevenir os cravos

fuja dos cravos

Os cravos surgem a partir de um grau primário da acne. Os hormônios da puberdade é que geralmente estimulam em maior quantidade a produção de gordura através das glândulas sebáceas, o chamado sebo, que tem função de lubrificar e proteger a pele. Devido ao excesso de gordura que não consegue ser eliminado pelo folículo da pele, podem surgir os comedões (popularmente conhecidos como cravos) que podem ser abertos (o cravo preto, um ponto do tamanho da cabeça de um alfinete) ou fechados (cravos brancos, mais esféricos e salientes na pele).

Algumas pessoas têm uma predisposição genética onde a produção de sebo é mais exagerada, fazendo com que a pele começe a ficar mais oleosa, podendo ocorrer com mais frequência o surgimento dos cravos.

O importante para a prevenção é começar a cuidar da pele quando aparecerem os primeiros cravos. E manter uma vida saudável, com alimentação balanceada, rica em frutas e verduras, evitando alimentos gordurosos. Além disso usar filtro solar adequado ao tipo de pele, de preferência os com fórmula "oil free".

Também é preciso eliminar as toxinas do corpo ao máximo, bebendo de dois a três litros de água por dia. Use produtos específicos para peles com acne. Como a origem da inflamação é a secreção excessiva de sebo, os cremes de beleza oleosos e gordurosos não são aconselháveis.


Às vezes é necessário procurar um tratamento adequado quando o grau da acne evolui, provocando cicatrizes. Nos casos mais graves, em que há infeção intensa, o dermatologista poderá aconselhar a administração de antibióticos específicos ou outros medicamentos via oral que reduzem as glândulas sebáceas.

Por Jessica Moraes

Comente