Saiba como evitar doenças circulatórias

circulaçaosanguinea

Foto - Shutterstock

Com as temperaturas baixas de inverno, as pessoas ficam mais suscetíveis a desenvolver algumas doenças causada pela má circulação. Os problemas circulatórios correspondem a 22% das mortes no Brasil, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde.

A má circulação é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, quando isso acontece, elas ficam endurecidas e estreitas tornando a circulação do sangue mais lenta. Fique atenta! Esse tipo de problema atinge mais as mulheres, principalmente aquelas que estão acima do peso ou fazem uso do anticoncepcional.

O problema na circulação pode estar associado à genética, obesidade, alimentação desequilibrada e até mesmo o sedentarismo. "O corpo pode emitir sinais de que está com problemas na circulação, a pessoa pode sentir dormência ou inchaço nos membros, formigamento nas mãos e nos pés. No caso de câimbras, paralisia ou fadiga muscular pode ser um indício de arteriosclerose", explica o cirurgião vascular.

O tratamento para as doenças circulatórias pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia se for necessário, mas a melhor forma ainda de evitar a doença é a prevenção, especialmente se o paciente já tem alguma doença que contribui para a obstrução das artérias. "Se você é diabético ou hipertenso é importante aprender a controlar essas doenças, parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente, manter uma alimentação balanceada é uma maneira de prevenir as doenças de circulação", esclarece o cirurgião vascular.

Confira algumas dicas importantes:

- Vista roupas confortáveis e evite as peças mais justas, pois elas podem comprimir os músculos das pernas e cintura;

- Consuma alimentos ricos em fibras eles ajudam na boa digestão;

- Se for possível durma com os pés sobre uma almofada alta pode melhorar o retorno venoso;

- Faça exercícios físicos;

- Opte por alimentos com gorduras poli-insaturadas;

- Beba muita água entre dois e três litros por dia;

- Use meias elásticas, pois melhora a circulação sanguínea.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: celulite doenças circulação doença