Sabonetes bactericidas x sabonetes comuns

sabonetes bactericidas x sabonetes comuns

Atualmente se vê muitos produtos antibacterianos. Mas são mesmo eficazes? De acordo com o Cosmetólogo e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, Paschoal Rossetti Filho, sim. Mas ele é ideal para peles com dermatite.

Segundo Rossetti, o sabonete antisséptico pode ser utilizado para mãos e banho, porém, por ser um produto de ação específica, deve ter seu uso e aplicação recomendada por um dermatologista.

"São produtos desenvolvidos a partir de ativos funcionais de ação antisséptica, pois são bactericidas (eliminam bactérias do tecido), bacteriostático (evita a formação de novas colônias bacterianas), além de possuírem açãoadstringente, fungicida, ideais também para controle de oleosidade e seborréia", explica o cosmetólogo.

Esses tipos de produtos também promovem a tonificação dos tecidos. Possuem ainda ação calmante e descongestionante, podendo ser utilizados ainda por peles desvitalizadas.

Nem sempre o sabonete antisséptico atua na manutenção do filme hidrolipídico, uma espécie de revestimento natural da pele. O uso excessivo de sabonetes comuns que promovem uma espuma abundante, podem agredir essa proteção.

"O ideal é buscar sempre sabonetes em barra desenvolvidos com base vegetal e não base animal (gordura animal), se possível este sabonete deve ainda conter manteiga de Karité que hidrata a pele", recomenda.

Ele ainda aconselha que para rosto é bom sempre ter um produto de limpeza específico, que pode ser um gel de limpeza enriquecido com vitaminas e formulado a partir de água termal, uma espuma de limpeza desenvolvida a partir dos cristais de oliva, ou ainda um gel de limpeza desenvolvidos com alfa hidroxiácidos (AHA´s), este último para controle de oleosidade.


O sabonete comum não mata os germes e bactérias como esses produtos específicos. A ação antisséptica é comprovada apenas nos produtos que faz essa referência em sua embalagem.

"Vale lembrar que antissepsia e hipoalergenicidade são conceitos diferentes A ação antissépticapromove a prevenção e eliminação de bactérias. Já os produtos hipoalergêncos são apenas dermatologicamente testados, com baixo potencial de irritabilidade ou de sensibilização", afirma Rosseti.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: pele saúde dermatite sabonetes sabonete