Respire bem no inverno

Respire bem no inverno

Com a queda das temperaturas, a sua respiração sofre. As gripes, os resfriados e as crises de alergias são mais freqüentes, decorrentes de ambientes que ficam mais fechados, facilitando a transmissão das infecções virais.

Segundo a otorrinolaringologista Tatiana Abdo, deve ser feito um acompanhamento médico quando apresentar obstrução nasal. Para o tratamento da obstrução nasal utilizam-se medicamentos com o objetivo de diminuir o edema e melhorar a limpeza das cavidades nasais. Também é feita uma lavagem nasal com soro fisiológico 0,9%.

Para manter uma respiração saudável e perfeita pacientes com rinite alérgica, a especialista recomenda adotar medidas de higiene ambiental: evite o uso de carpetes, cortinas, cobertores, evite guardar muitos livros, revistas, bichos de pelúcia, e evite também o tabagismo e o uso de produtos de limpeza com cheiro forte.

Além disso, outros hábitos podem prevenir a obstrução nasal: realizar atividades físicas, ingerir bastante água, evitar uso constante de ar condicionado (que resseca a mucosa nasal), vacinar-se contra a gripe e higienizar as mãos com frequência e não ficar muito tempo em ambientes fechados para evitar a transmissão de gripes e resfriados.


Por conta das vias nasais entupidas, muitas pessoas respiram pela boca, e isso não é bom para a saúde, adverte Tatiana. "Quando respiramos pela boca perdemos as principais funções que o nariz exerce no ar inspirado, como a filtração, a umidificação, o aquecimento e o olfato. Além das alterações dentárias, o céu da boca pode ficar fundo e hipotonia dos lábios, que os mantêm constantemente entreabertos", finaliza.

Por Jessica Moraes

Comente