Refrigerante não causa osteoporose, afirma especialista

Refrigerantes não causam osteoporose

Foto - Shutterstock

De acordo com a diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Mario do Socorro Giorelli, não consumir refrigerante com o objetivo de evitar a osteoporose é inútil, já que a bebida não possui quantidade suficiente de ácido fosfórico - o suposto vilão.

"Uma pessoa teria que tomar quantidades absurdas de refrigerante para que o organismo sofresse alguma ação do ácido fosfórico presente na bebida", afirma a especialista. O que não é o caso.

Ainda de acordo com Maria do Socorro, os principais vetores que podem levar ao desenvolvimento da doença são: a genética familiar e remédios com corticoides.

Quer se prevenir? Então experimente consumir diariamente alimentos com quantidades adequadas de cálcio, como derivados do leite, e também vale ficar longe dos cigarros e das bebidas alcoólicas. Também é recomendado tomar um pouquinho de sol para ajudar o corpo a produzir a vitamina D, responsável pelo transporte de cálcio para dentro das células.

Vale ressaltar que só porque o refrigerante está fora da lista de possíveis causadores da osteoporose, isso não quer dizer que você pode se "afogar na bebida": o excesso sempre pode causar danos ao organismo.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: osteoporose