Razões para largar o vício do cigarro

motivos para parar de fumar agora

Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco e essa é uma data apropriada para largar o vício de vez, não acha? Confira alguns motivos para largar o cigarro.

Melhora a autoestima - se você larga o cigarro, você larga também todas as más influências que agem no seu corpo: mau hálito, mau cheiro (devido ao cheiro da nicotina impregnada nas roupas), dentes amarelados, varizes nas pernas, envelhecimento da pele, entre outros, o que consequentemente melhora não só o seu estado físico como também psicológico. Assim você reaprende a gostar mais de si mesma.

Gasta menos - os gastos que o fumante tem com cigarro são enormes. Além de caros, muitos compram grandes quantidades de maços pela alta freqüência de consumo. E também se livra de multas. Em muitas cidades brasileiras, fumar em local fechado dá um grande prejuízo no bolso.

Aumenta a qualidade de vida - mais qualidade de respiração, de sono, menos problema de roncos, irritação nos olhos e até melhora a vida sexual.

Adquire menos doenças - ou seja: mais saúde. Ao largar o cigarro, você está se prevenindo de doenças graves, como câncer de pulmão, de boca, cegueira e até amputação, devido à gangrena (a morte de tecido de corpo).

Protege quem está ao seu redor - além de prevenir a si mesma, você previne seus filhos de doenças respiratórias, como a asma por exemplo. Sem falar que diminui o número de fumantes passivos por perto.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 31 de maio como Dia Mundial sem Tabaco.

Segundo a OMS, anualmente o cigarro é responsável pela morte de 4,9 milhões de pessoas no mundo e também a causa de 30 a 40% das mortes por câncer.

Por Jessica Moraes

Comente