Quer parar de fumar? Traçar recompensas pode ser a solução!

Recompensas podem ser a solução para largar o ciga

Foto - Shutterstock

Parar de fumar não é fácil. Mas parece que algumas pessoas conseguem largar o cigarro mais fácil do que outras. Se você pertence ao segundo grupo, alguns pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia explicaram o motivo.

"Perspectivas de poupar dinheiro ou melhorar a saúde podem ser menos valiosas para algumas pessoas e, por consequência, teriam menor impacto em seu comportamento", afirmou o professor assistente de psicologia Stephen Wilson, um dos participantes do estudo.

Se você está tentando deixar esse vício e não está dando certo, talvez a resposta seja dar novas recompensas para a sua meta.

A pesquisa, publicada pela Associação Americana de Psicologia, foi realizada com 44 fumantes com idades entre 18 e 45 anos que estavam sem encostar em um cigarro por pelo menos 12 horas. Os participantes do teste fumavam cerca de 10 cigarros por dia.

Durante o teste, os voluntários foram informados de que seriam autorizados a fumar. A condição era: caso eles conseguissem ficar 5 minutos sem colocar o cigarro na boca durante o período de autorização, eles receberiam a recompensa de 1 dólar. Cada 5 minutos de abstinência, um dólar seria adicionado à recompensa final.

Após o teste, os pesquisadores analisaram a reação do cérebro de cada participante - uma área chamada de corpo estriado ventral, responsável por mandar respostas para o corpo aceitar ou não as recompensas propostas. Descobriu-se, então, que a maioria dos indivíduos que iriam conseguir algum tipo de recompensa se parassem de fumar apresentavam maior propensão para o sucesso.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: parar de fumar