Quando o fone de ouvido prejudica a sua audição

Você tem o costume de usar fones de ouvido para ouvir o som com volume alto? Cuidado!
surdez fone alto

Sabia que o fone alto pode te prejudicar? Foto - Istock/Anatolii Babii

É muito comum hoje em dia ver pessoas no metrô, trem, ônibus, ou mesmo andando na rua com um fone de ouvido preso à orelha.


Quando você deixa o volume em um nível aceitável não há problemas em utilizá-los - afinal, às vezes dá mesmo aquela vontade de escutar uma música legal e deixar os barulhos do mundo no mudo. Mas quando você acostuma a ouvir o som com volume alto, o risco é causar uma perda auditiva induzida por ruído.

Funciona mais ou menos assim: o som que sai do aparelho se propaga por entre os canais auditivos até chegar ao tímpano que irá vibrar de acordo com as ondas sonoras e essa vibração continuará por entre os ossinhos do ouvido. As ondas fluem por entre minúsculos pelinhos que convertem o som em pulso elétrico para ser enviado ao cérebro, para que ele entenda o que você está ouvindo. Se o som estiver muito alto, ondas grandes irão se propagar pelos canais e elas podem destruir os pelinhos que nunca mais crescem - e é aí que você vai gradativamente perdendo a sua audição e pode até ocasionar a surdez.

Quando o fone de ouvido prejudica a sua audição

Foto - Shutterstock

A única maneira de proteger a sua audição é mantendo o volume do som em um nível razoável. Para isso, sempre invista em fones de ouvidos de marcas melhores e que se adaptem ao formato da sua orelha para que você não tenha que ficar aumentando o som porque não consegue escutar direito.

Por Tissiane Vicentin editado por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: fones de ouvido Thamirys Teixeira