Qual a melhor hora de ir ao médico?

Quando ir ao médico

Foto - Shutterstock

Prevenir é melhor do que remediar, diz o ditado. E quando o assunto é saúde, essa premissa se encaixa muito bem. Claro que isso não significa que você deva ir ao médico toda hora ou fazer check-ups a cada seis meses.

Então eu não devo ir ao médico até que sinta que alguma coisa está errada? Não é bem assim. A ideia é que você não fique neurótica atrás de algum médico toda hora.

Dicas gerais: ficar de olho na sua pressão arterial e nos níveis de colesterol é uma boa maneira de se precaver. Ir à academia ou praticar exercícios físicos (como uma simples caminhada diária), além de manter a alimentação equilibrada, não beber ou fumar, também são ótimos pontos para manter o corpo e a mente sãos.

Ginecologista: no caso das mulheres, é bom ir ao ginecologista assim que ocorrer a primeira menstruação. Entre os 25 e 59 anos, é prudente também fazer exames de mama e pélvico periodicamente. Geralmente, se no período de dois anos os exames anuais não apontarem qualquer alteração, os próximos exames preventivos podem ser realizados a cada três anos.

Com o seu ginecologista você também poderá fazer exames de doenças sexualmente transmissíveis e o conhecido papanicolau, que ajuda a detectar alguma doença.

Além disso, fazer o autoexame uma vez por mês, na semana seguinte ao término da menstruação, também é uma boa maneira para detectar nódulos nas mamas. Já para as mulheres com mais de 40 anos, a recomendação é realizar uma mamografia anual ou no máximo a cada dois anos. Vale lembrar que isso é só para quem não possui histórico familiar de câncer de mama.

Ossos: também é comum que, a partir dos 40 anos, seja realizado um exame de densitometria óssea para detectar osteoporose, doença comum em mulheres com mais de 50 anos.

Boca: com relação à saúde bucal, se você tem os dentes e a gengiva saudáveis, o recomendado é ir ao dentista duas vezes por ano para fazer limpeza e algum outro procedimento de manutenção.

Olhos: já o cuidado dos olhos deve começar desde bem pequeno. A primeira visita ao oftalmologista deve acontecer após o nascimento, aos seis meses. Aos dois anos deve-se ir novamente, depois disso aos quatro e aos seis anos. Depois deste período a consulta pode ser feita anualmente.

Agora, se você apresentar problemas como visão cansada, olho seco, irritações, dificuldades para enxergar de perto ou de longe, dor nos olhos ou de cabeça, você deve procurar um oftamologista o quanto antes.

Homens: para os homens, é recomendado realizar exames para detecção de câncer de próstata a partir dos 40 anos. E, a partir dos 50, também é possível que o médico peça para realizar uma colonoscopia.

Casos especiais: vale também fazer uma varredura na família para saber se teve algum histórico de câncer (qualquer que seja), diabetes, problemas do coração, ou mesmo miopia e glaucoma. Para esses casos em especial é bom dar dar uma passadinha no médico e fazer exames regulares de acordo com a orientação dada por ele.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: exames de rotina quando ir ao médico