Psoríase - como tratar

o que é psoríase

A psoríase é uma doença que afeta a pele, produzindo manchas avermelhadas e escamas acinzentadas chamadas placas. É uma doença crônica não-contagiosa que não tem cura, mas tratamento. Quem sofre com essa doença sente-se deslocada, pois sua autoestima diminui devido às lesões na sua aparência.

Não se sabe ao certo o que causa a psoríase, embora muitos médicos acreditam que seja de origem hereditária. Geralmente surge entre os 20 e 50 anos e ocorre por um crescimento acelerado de células que provocam a formação dessas placas na pele. Elas surgem com mais frequência no couro cabeludo, nos cotovelos, joelhos e dedos, podendo aparecer em outras regiões do corpo. Essas placas geralmente causam coceira e desconforto.

Um corte na pele também pode provocar o surgimento repentino da doença e no inverno costuma haver uma piora. As infecções respiratórias também podem agravar a psoríase.

Até o momento não há cura para a psoríase e o tratamento oferece somente um alívio dos sintomas. A limpeza ao redor das áreas afetadas é importante para prevenir as infecções. Loções e cremes a base de alcatrão podem limpar e diminuir a coceira.

Alguns medicamentos podem ser eficazes, como os medicamentos à base de hormônios. Cortisona e esteróides podem remover as placas em cerca de metade dos casos quando aplicados na pele afetada. Todos esses medicamentos devem ser administrados por um médico.


Dicas: hidrate a pele para evitar seu ressecamento, o que favorece a possibilidade de desenvolver lesões; exponha-se moderadamente ao sol e visite regularmente o dermatologista seguindo à risca suas orientações.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde manchas na pele psoríase como tratar