Produtos do dia a dia que poluem o ar da sua casa

Alguns produtos podem deixar o ar interno pior que a poluição externa
velas

Foto - Shutterstock

Nem sempre a poluição está fora de casa - ela pode estar dentro da sua residência, e pode ser até mais prejudicial ao organismo. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, existem produtos que usamos diariamente e que podem deixar o ar interno até 5 vezes mais poluído que o ar externo. Confira alguns produtos que contribuem para esse quadro e evite!

Velas

Podem deixar o ar da sua casa com um cheirinho delicioso, mas também recheado de partículas de fuligem de carbono que são emitidas durante a sua queima. Fora isso, velas de parafina podem liberar benzeno e tolueno, conhecidos cancerígenos. Velas industrializadas também podem conter solventes e plastificantes que são péssimos para a saúde. Se você é apaixonada por elas, prefira as feitas com cera de abelha ou óleos vegetais - que possuem produtos naturais e menos nocivos em sua composição.

Tintas

Antigamente o uso do chumbo como um dos componentes da fórmula das tintas não era controlado. O produto, por sua vez, era utilizado para pintar quadros e é aí que mora o perigo. Pinturas velhas podem conter o elemento que continua a agir mesmo depois de décadas. E não pense que tintas atuais estão livres de toxinas. Algumas delas possuem compostos orgânicos voláteis (também conhecidos pela sigla COVs) e a exposição prolongada a eles pode causar problemas crônicos e agudos, como fadiga, dores de cabeça, irritação dos olhos, pulmões e pele e até câncer.

Tapetes

Eles são ótimos para deixar o ambiente mais alegre e bonito, mas também perfeitos para guardar poeira e micróbios. Tapetes novos, em especial, podem conter COVs, como o benzeno (que é carcinogênico). Limpá-los constantemente com um bom aspirador de pó pode ajudar a diminuir os riscos.

Produtos de limpeza

Claro que você não vai deixar de limpar a sua casa, afinal é assim que você a deixa livre de mofos, ácaros e poeira. Mas alguns dos produtos de limpeza podem conter substâncias nocivas, como solventes que podem causar irritação na garganta e nos olhos, além de dores de cabeça. Fora isso, pode haver na sua composição tóxicos que causam alergias, asma e outros problemas respiratórios.

Fogão

Quando a gás, pode emitir dióxido de nitrogênio, que misturado ao ar pode produzir substâncias tóxica, que por sua vez causam irritação nos pulmões e podem provocar, inclusive, infecções respiratórias. Em crianças os efeitos podem ser ainda maiores, causando doenças crônicas. Para minimizar o problema, tenha um exaustor por perto ou mesmo cozinhe com as janelas abertas.

Purificadores de ar

Pode parecer contraditório, mas alguns purificadores soltam ozônio enquanto limpam o ar. A exposição constante ao gás foi associada a doenças crônicas do pulmão, como bronquite, efisema e asma. Em crianças o efeito nocivo pode ser especialmente prejudicial.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: poluição sonora poluição pele