Primeiro sal sem sódio chega ao Brasil

Conheça o primeiro salgante brasileiro 100% livre de sódio
sal-sódio-Bio-Salgente

Foto - Shutterstock

Calcula-se que mais de 44 milhões de brasileiros, cerca de 20% da população é hipertensa, necessitando praticar dietas hipossódicas. Pensando em quem precisa fazer uma dieta restrita,  a empresa Matrix Health apresenta ao mercado brasileiro o primeiro salgante do país, um substituto do sal que não contém sódio.

Depois de cinco anos de projeto, e algumas tentativas de trazer salgantes importados para o Brasil, a empresa desenvolveu um salgante genuinamente brasileiro. A pesquisa foi comandada pelo experiente químico e farmacêutico, professor da USP com especialização nos EUA e colaborador de muitas empresas farmacêuticas nacionais e multi nacionais, Massayoshi Yoshida.

O produto foi testado pela Unifesp em ratos normotensos (sem hipertensão arterial) e hipertensos. O resultado é que após sete e dez dias ingerindo a dose equivalente à recomendada para ingestão humana de sal comum, tanto os normotensos como os hipertensos apresentaram aumento da pressão arterial. 

Com o Bio Salgente, que é à base de cloreto de potássio, ambos os grupos apresentaram a manutenção da pressão arterial. A tese vai ao encontro do conceito atual da implantação de alimentos que propiciem uma redução da ingestão de sal e terapia não medicamentosa no combate à hipertensão arterial.

Com um paladar agradável e extremamente próximo ao do sal, muitas vezes seu uso nem foi percebido em testes cegos. Sua única restrição em relação ao sal comum é que o salgante não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180 graus ºC, devendo passar por um processo de cozimento mais brando.

O produto está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e promete ser uma opção mais saudável, que certamente mudará o nosso jeito de consumir alimentos salgados. 


Por Vila Mulher

Comente