Prevenar 13 pode combater doenças sérias

Prevenar 13 pode combater doenças sérias

Durante um congresso internacional sobre doenças infecciosas realizado em Milão, na Itália, foram revelados os resultados de estudos da fase 3 para o uso da Prevenar 13, uma vacina para adultos acima de 50 anos de idade.

O objetivo dos estudos é comprovar a capacidade de imunização contra as Doenças Pneumocócicas na população adulta e, assim, preencher os requisitos submetidos às agências regulatórias de vários países, entre eles o Brasil.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as Doenças Pneumocócicas são uma das principais causas de morte evitáveis por vacina, totalizando 1,6 milhão de óbitos a cada ano em todo o mundo.

Produzida pela Pfizer, a Prevenar 13 previne contra doenças pneumocócicas invasivas, que incluem meningite, pneumonia, otite média aguda, entre outras.

Trata-se da primeira vacina disponível no mercado a prevenir contra um dos tipos mais agressivos da bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae). O pneumococo pode colonizar o trato respiratório superior, causando vários tipos de doenças, inclusive doenças pneumocócicas invasivas, na qual as bactérias entram na corrente sanguínea, o que pode causar entre outras infecções, a meningite.


Essa bactéria também pode se propagar pelo nariz e garganta até o trato respiratório inferior e ouvido, o que pode resultar em doenças pneumocócicas não invasivas, incluindo pneumonia e otite média.

Por Jessica Moraes

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?