Prepare manteigas saudáveis em casa

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Prepare manteigas saudáveis em casa

Você sabia que com ingredientes básicos encontrados na cozinha é possível fazer alimentos mais saudáveis e alternativos à manteiga industrializada? Elas podem ser feitas em casa gastando pouco dinheiro e tempo.

Um exemplo comum é a manteiga melhorada ou, como muitos chamam, "turbinada". Ela é um truque para reduzir o consumo do produto misturando-o ao azeite de oliva extravirgem, já que o azeite previne contra doenças cardiovasculares, diminuindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom).

Já as manteigas de "castanhas", feitas com gordura vegetal não processada, são ricas em selênio, com ação antioxidante. Também têm vitaminas do complexo B, que ajudam na produção de serotonina, ajudando no controle do apetite.

Outra opção de manteiga saudável é o tipo "ghee", ou manteiga clarificada ("limpa" dos resíduos lácteos) usada pela medicina ayurvédica e por praticantes de ioga.

Para ver como é simples, saiba como fazer uma manteiga de azeite, que pode ser utilizada na cozinha como substituto do óleo.

Ingredientes:

2 xíc.de azeite de oliva extravirgem;

Ervas a gosto (sálvia, orégano, alecrim, louro etc);

Pimentas em grão a gosto e alho triturado a gosto

Preparo:

Misture todos os ingredientes ou bata tudo no liquidificador.Mantenha em geladeira por cerca de quatro horas, até endurecer.Use como manteiga comum.

A manteiga tipo "ghee" também é simples de fazer: em uma panela média, aqueça 500g de manteiga sem sal em fogo baixo. Mexa sempre e note que o óleo vai se separar dos outros ingredientes, formando uma espuma branca; retire a espuma.

Espere o óleo ficar claro e sem espuma, tire e deixe esfriar por 15 min. Coe o líquido em peneira fina e despeje num frasco. Tampe e conserve em geladeira; o ghee não ficará totalmente sólido, a consistência é parecida com a de manteiga de garrafa. Pode usar com manteiga comum, normalmente.

Por Jessica Moraes

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