Práticas para melhorar a voz

Para quem sofre ocasionalmente como problemas como pigarros ou rouquidão, fique atenta com a sua garganta e sua voz. Elas também precisam de atenção e conservação de uma boa saúde e funcionamento. Medidas simples, mas muito eficazes, garantem um voz normal, tranquila e uma garganta saudável.

Boas horas de sono e boa alimentação - a ingestão de fibras, frutas e verduras em quantidade adequada-, além de noites bem dormidas são ideais para saúde da laringe. Maçã também é uma fruta muito aconselhada porque tem função adstringente, limpa a faringe e estimula a musculatura da mastigação, que é a mesma que usamos para falar.

Beber bastante água mantém a lubrificação das paredes vocais. Já bebidas como café e ácool desidratam. Também evite fumar, até o fumo passivo, aquele que recebe e respira a fumaça alheia.

Gritos, excesso de falar em ambientes com fumaça ou excesso de sussurros,também maltratam a voz, porque força a musculatura. Utilize sua voz num tom confortável e natural. Fale quando necessário, e modere quando estiver rouca ou doente.

Receitas caseiras de gargarejo com água e sal, também são boas, mas são melhores para situações remediáveis, quando a pessoa está com dor de garganta.

leia também


Cuide da sua respiração. Problemas respiratórios de fundo alérgico nos levam a respirar pela boca. Com isso, se faz um esforço maior para falar e respirar. O ar-condicionado também pode ser prejudicial nesses casos, pois resseca a mucosa do sistema respiratório.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde voz garganta