Praia e piscina podem provocar alergia nos olhos

Protetores solares, exposição ao sol e o cloro são os responsáveis
olhos-alergia

Foto - Shutterstock

No primeiro dia de dezembro começa a estação mais quente do ano, o verão. Nesta época quentíssima, a praia e piscina são os lugares mais frequentados no tempo livre dos brasileiros.

Por conta disso, é muito comum o aparecimento de alergias e irritações na região dos olhos. Os principais fatores que desencadeiam esta reação são o cloro presente na água das piscinas, as impurezas na água do mar e o contato com filtros solares.

A exposição prolongada dos olhos ao sol também pode causar doenças sérias, como catarata e câncer de pele nas pálpebras, além de lesão na retina.

“O cloro presente na água da piscina pode causar conjuntivite química e também reação alérgica, gerando forte irritação e vermelhidão”, explica o oftalmologista Hilton Medeiros, da Clínica de Olhos Dr. João Eugenio. 

Segundo ele, o cloro também seca as lágrimas, deixando as pálpebras ressacadas. Por isso, recomenda-se lavar o rosto quando sair da piscina.

Uma boa alternativa para amenizar os efeitos da alergia causada pelo cloro ou pelo sal da água do mar é usar colírio lubrificante, mais conhecido como “lágrimas artificiais”. Compressas com água filtrada gelada ou com soro fisiológico sem conservante também promovem o alívio dos sintomas. 

Na hora de passar o filtro solar, as pálpebras também devem ser protegidas, mas é preciso tomar cuidado para o produto não escorrer para dentro dos olhos. Caso escorra, lave bem a região. Se ainda assim o produto causar reação e o efeito não passar, recomenda-se procurar um médico, pois pode ser necessária a prescrição de antialérgicos.

Também é aconselhável, sempre, o uso de óculos escuros de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada aos olhos. Os óculos escuros devem bloquear entre 99-100% as radiações UV-A e UV-B; não devem distorcer imagens ou mudar as cores e devem ter lentes cinzas, verdes ou marrons, capazes de filtrar entre 75-90% da luz visível. 

Proteja seus olhos!


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: alergia piscina