Planos de saúde irão cobrir teste feito por Angelina Jolie

planos de saúde

foto: reprodução

Os planos de saúde do país deverão cobrir testes genéticos, os mesmos realizados por Angelina Jolie, que averiguou através deles suas grandes chances de ter câncer de mama. Um dos exames é a análise dos genes BRCA 1 e BRCA 2, que aumentam o risco da doença. A alteração nesses genes foi o que motivou Angelina a se submeter a uma dupla mastectomia preventiva (retirada das mamas) no início do ano.

As normas para garantir a cobertura desses exames passarão a valer a partir de 2 de janeiro 2014. Junto com elas, um conjunto de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde, com 22 diretrizes para 29 doenças genéticas, entre elas doenças neurológicas, doenças do sangue e alguns tipos de câncer hereditários, como o de ovário, de intestino e de tireoide.


A realização desses exames, no entanto, não vai ser tão simples. Só serão liberados quando todas as outras tentativas de diagnóstico já estiverem esgotadas e, ainda, o exame só poderá ser pedido por um geneticista. Detalhe: existem apenas cerca de 200 profissionais geneticistas no Brasil, concentrados nas regiões Sul e Sudeste. Ou seja, apenas em algumas situações o paciente terá direito a realizar o exame, o que limita a medida.

Por Jessica Moraes

Comente