pH vaginal: por que é tão importante?

pH ideal porque é tão importante para a vagina

Foto: reprodução/ Corbis

Certamente você já ouviu falar em pH vaginal, mesmo que vagamente. Afinal, a sigla está estampada em diversas embalagens, principalmente em sabonetes íntimos. Mas, afinal, qual é a importância para a região da vagina?

Primeiro, é preciso entender que o tal pH é a sigla de Potencial Hidrogeniônico e possui teor variável - ácido, neutro e alcalino - e diferentes funções, atuando de forma distinta em cada região do corpo, inclusive na região íntima.

A área externa da região íntima possui uma camada protetora naturalmente ácida que previne a multiplicação de microrganismos e bactérias que não deveriam estar ali. A acidez do pH da região atua como um mecanismo de defesa, prevenindo infecções, irritações e possíveis odores. Por isso, manter em equilíbrio o pH é tão importante.

A melhor maneira de cuidar dessa região é a higienização com sabonetes íntimos com pH ácido, que, de acordo com o Guia sobre Higiene Íntima da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) são especialmente formulados para não agredir a pele e as mucosas da área íntima.

Porém, se a área genital naturalmente se autoprotege, por que é necessário que um elemento externo interfira para manter equilibrado o pH da região?

Apesar das propriedades de sua camada protetora, há fatores externos ligados ao comportamento da mulher que podem prejudicar a preservação do caráter ácido da pele.

Embora a própria pele tenha condições de se autoproteger, fatores externos acabam prejudicando a acidez da vagina, tais como: suor, abafamento, higiene inadequada e uso de roupas justas e de tecidos sintéticos - elementos que podem dificultar a ventilação ou agredir a região íntima. Resultado: um ambiente propício ao desenvolvimento de infecções ginecológicas.

Quando se fala em higiene inadequada, não se trata apenas de falta de limpeza, mas de excesso também. Ou, então, de produtos errados, como sabonetes alcalinos, neutros e bactericidas. Esses podem desequilibrar a barreira protetora da pele.

Portanto, tornar um hábito o uso de produtos específicos para essa área auxilia na saúde da mulher.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: saúde vagina importancia ph acidez