Pequena dose diária de álcool pode ajudar na saúde

Dose diária de álcool ajuda a envelhecer com mais

Mulheres de meia-idade que bebem uma dose de bebida alcoólica por dia (até 15 gramas de álcool) envelhecem com mais saúde, segundo um estudo divulgado por médicos da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Coordenado pelo especialista em nutrição e epidemiologia Qi Sun, o trabalho leva em conta dados de questionários respondidos por 121.700 enfermeiras sobre hábitos alimentares. As perguntas fazem parte de um levantamento feito em todos os estados dos EUA sobre a saúde dessas profissionais.

A grande maioria (97,1%) das enfermeiras não bebiam mais do que o equivalente a três doses por dia (até 45 gramas de álcool). Os pesquisadores analisaram como envelheceram as 13.984 enfermeiras que sobreviveram depois dos 70 anos.

Apenas uma dose diária elevou em 20% as chances de uma velhice saudável - sem doenças crônicas no coração, diabetes, limitações físicas ou mentais - na comparação com as enfermeiras que nada bebiam.

Aquelas que bebiam regularmente - de cinco a sete dias por semana - tinham chance até 50% maior de um envelhecimento melhor quando comparadas com as abstêmias.


Beber mais do que uma dose mostrou-se menos eficiente para garantir uma velhice mais saudável, segundo a pesquisa. Fatores de risco como cigarro foram descontados na análise dos médicos. Os resultados foram divulgados na publicação de livre acesso PLoS Medicine.

Por Jessica Moraes

Comente