Panturrilha é considerada segundo coração

Panturrilha é considerada segundo coração

A função do coração é bombear sangue através dos vasos para todas as partes do corpo, nutrindo os órgãos e mantendo a vitalidade. Isso não é novidade, mas você sabia que a panturrilha é considerada o segundo coração do nosso corpo? Pois é, ela ajuda parte do nosso sangue a voltar para o coração.

A panturrilha envia de volta para o coração cerca de 100 ml de sangue por minuto. Em seu site, o médico Drauzio Varella lembra que as veias das pernas reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores. Ele afirma que dores nas pernas podem ser sintoma de problemas no coração.

Mas o músculo também é responsável pela postura e equilíbrio, ou seja, a musculatura da panturrilha, assim como outros músculos dos membros inferiores, está em constante contração para dar estabilidade aos joelhos. Isso permite que você fique em pé. A educadora física Marcia Symanowicz afirma que fortalecer a panturrilha é mais do que uma preocupação estética, é uma questão de saúde.


Marcia indica que para ter panturrilhas bem definidas o ideal é fazer maior número de séries com menos repetições e ressalta a importância de se fazer os exercícios em dias alternados para não estressar a musculatura.

Por Catharina Apolinário

Comente