Otite em adultos

otite em adultos

A otite é uma infecção que causa inflamação do ouvido. Embora mais frequente nas crianças pequenas, ela também ocorre em adultos e se não for bem tratada pode comprometer a audição.

As bactérias presentes na boca ou no nariz percorrem as vias respiratórias e ao chegarem na tuba auditiva, se instalam no ouvido médio (que fica logo após o tímpano), causando a otite. Para detectar a inflamação, os sintomas mais comuns são a coceira e as contínuas dores no ouvido.

Já a otite média aguda ocorre quando há infecção por bactéria no ouvido médio, provocando a produção de pus, podendo até sangrar. Isso pode causar o rompimento do tímpano, que pode resultar em uma infecção do ouvido e permitir que bactérias entrem diretamente no ouvido médio.

Ela ainda está associada a fatores como a exposição recente na água, que predispõe o surgimento de fungos e bactérias do meio aquático. Nadar em águas poluídas é uma maneira de contrair otite externa.

Também pode ser provocada por arranhões e lesões de objetos estranhos. Retirar a cera do canal auditivo, especialmente com o uso frequente de cotonetes, que podem irritar a pele. A própria retirada da cera favorece a entrada de microorganismos, já que ela atua como barreira de proteção.

O clima muito seco de inverno também é outro fator a ser levado em conta, pois ocasiona problemas respiratórios que facilitam o acesso das bactérias ao canal auditivo. A infecção pode ser tratada com antibióticos, como a amoxicilina ou mesmo a penicilina em altas doses, usada em adultos. Também são utilizados outros medicamentos para gripes e resfriados e também anti-histamínicos, pois são de grande ajuda para pessoas com alergia. Mas para tratá-la deve-se consultar-se com o médico e avaliar cada caso específico.

A melhor forma de evitar uma otite é prevenir. Não utilize grampos ou outros objetos no ouvido, e evite o uso freqüente de cotonetes. O ideal é secar bem os ouvidos com uma toalha logo após sair do banho ou da água do mar/piscina. Também pode ser usado um papel higiênico e o uso do dedo indicador para secar a região externa. Manter o nariz sempre limpo das secreções e não mergulhar em águas poluídas também é recomendado, tanto para crianças como para adultos.

leia também


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: infecção ouvido adultos otite