Os riscos das lentes de contato

riscos das lentes de contato

Seja para substituir os óculos ou até mesmo por uma questão estética, as lentes de contato são muito usadas e facilitam muitas ocasiões. No entanto, as lentes de contato podem oferecer riscos à saúde da visão se não forem manipuladas corretamente.

A lente de contato gelatinosa pode alterar a fisiologia da córnea, podendo provocar lesões. Quando a lente é colocada no olho, ela se adapta ao ambiente da córnea, e corre o risco de dimunir a oxigenação da córnea. Em algumas situações, ela pode causar alergia e compicações mais graves como conjutivites e até úlceras.

São riscos sérios no uso de lentes, por isso esse procedimento deve ser encarado como um uso médico e não uma simples compra comercial. Os lugares adequados de compra exigem uma receita do oftalmologista para que a pessoa possa adquirir o produto.

No entanto, algumas medidas são fundamentais antes da compra e do uso de lentes de contato. A primeira é antes de tudo consultar o oftalmologista, pois é ele quem irá avaliar se existe sinais de risco para cada caso, analisando todo o olho.

Após a compra das lentes outra dica fundamental: higiene em seu manuseio. Coisas simples como lavar as mãos, fazer uma boa assepsia nas lentes de forma constante e própria (o próprio médico informa como de ser feito esse procedimento) e o mais importante, que é o menos considerado: o controle.


Retornar de tempos em tempos ao médico para ver se está tudo bem com a córnea, se já não é necessário trocar as lentes, pois muitas são descartáveis e devem ser usadas num curto espaço de tempo. É essencial tomar essas preocupações, pois é saúde dos olhos que está em jogo.

Por Jessica Moraes

Comente