Os perigos da anorexia

Os perigos da anorexia

Daiane Dornelles em foto exibida em rede social (Foto: reprodução/ Instagram)

Uma doença séria e silenciosa que atinge cada vez mais as mulheres (a grande maioria formada por adolescentes), a anorexia é um distúrbio alimentar que leva pessoas a seguir um padrão de beleza inatingível.

Mesmo que você seja uma pessoa despreocupada, não dá pra negar que somos o tempo todo levados a comer menos, fazer mais exercícios, a buscar o corpo ideal. Não que uma vida saudável seja ruim, mas acontece que para algumas pessoas isso se transforma em uma ditadura, uma neurose, e elas passam a buscar esse padrão sem limites.

O medo de engordar faz com que comam pouco ou provoquem vômitos com a finalidade de expulsar o alimento do corpo. Além disso, outros sinais de alerta devem ser observados, tais como a recusa em se alimentar, insatisfação com o próprio corpo, atraso na menstruação, uso de diuréticos, abuso de cigarro ou álcool e preocupação obsessiva com a alimentação.

Como qualquer outra doença, a anorexia precisa ser diagnosticada e tratada, pois a alimentação acaba sendo insuficiente para nutrir o organismo e as consequências podem ser muito graves, levando até a morte. Quando não chegada ao extremo, leva a problemas de pele, queda excessiva de cabelo, a menstruação é interrompida, as unhas ficam moles, enfim, todo o quadro associado à desnutrição.


Um caso que ganhou repercussão nas redes sociais foi o da jovem Daiane Dornelles, de 21 anos, que morreu recentemente no Rio Grande do Sul, vítima de hepatite viral, uma doença que teria sido agravada pela anorexia.

O que chama a atenção, no entanto, são as várias fotos que foram exibidas no Instagram da jovem com o corpo bem magro. Em uma publicação no Twitter, Daiane confessou que comia duas vezes ao dia e demonstrava preocupação excessiva com o seu corpo, mesmo com os seus 1,65 de altura e apenas 48 kg. Mesmo assim, era bastante incentivada e elogiada por internautas que cultuavam a magreza da jovem.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: saúde adolescentes anorexia bem estar doença