Os malefícios do cigarro

Hoje, as dúvidas sobre os malefícios do tabagismo são poucas. No entanto, o número de pessoas que morrem vítimas do cigarro continua a crescer em todo o mundo. De acordo com dados da Fundação Mundial do Pulmão, até 2030 o número de mortes dobrará para 10 milhões por ano.

“O principal fator que faz o tabaco viciar é a nicotina, a única substância no cigarro que causa vício, e a dependência comportamental”, afirma o pneumologista Sérgio Ricardo Santos, coordenador da campanha PrevFumo (programa com objetivo de fazer as pessoas pararem de fumar).

Além dos problemas de saúde, o fumo traz problemas estéticos (envelhecimento precoce da pele, aumento da celulite, mudança da voz) e gastos financeiros.

“O consumo do tabaco causa três grupos de doenças: câncer (gengiva, traquéia, língua, pulmão, útero, próstata e pele), respiratórias (pulmão, bronquite crônica e enfisemas) e cardiovasculares (derrame cerebral, infarto agudo e tromboses venosas)”, afirma o especialista.

Existem vários medicamentos, vendidos sob prescrição médica, que ajudam o paciente a diminuir os sintomas desagradáveis durante o período de largar o vício, mas segundo os especialistas o principal tratamento contra o tabagismo é o desejo de parar.

Fonte - MBPress

Comente