Olhos saudáveis no dia a dia

Olhos saudáveis no dia a dia

Você enfrenta dificuldades com a visão no dia a dia? Conheça algumas formas de melhorar esse sentido tão importante e ter uma vida com mais qualidade, com olhos saudáveis e sem desconfortos.

Mesmo para quem tem uma boa visão, exames periódicos são fundamentais. Afinal, usar o computador, ver TV, dirigir, ler, escrever... muitas coisas exigem da nossa visão, e alguns hábitos podem esforçar os olhos demasiadamente, causando fadiga ocular, olhos lacrimejantes ou secos, vermelhidão, espasmos musculares e até dor de cabeça. Basta realizar exames anualmente ou a cada dois anos, se não houver problemas na família.

Quando se fica em um tempo prolongado diante do computador é importante usar um protetor de tela, diminuir o brilho da tela, manter o topo do monitor na altura da linha do olhar ou abaixo, evitar que luzes do ambiente reflitam na tela e piscar frequentemente, que ajuda a evitar o ressecamento.

Para a poluição dos grandes centros urbanos, a melhor forma de prevenir é aplicar um lubrificante ocular uma vez por dia ou um colírio prescrito por um oftalmologista.

Além disso, exercícios podem fortalecer os olhos após um dia exaustivo de trabalho. Durante o dia, olhe por um ponto distante por alguns segundos, para diminuir a fadiga dos olhos e ao fim do dia (sem óculos ou lentes de contato) sente-se com a coluna reta e sem mover a cabeça, olhe para a esquerda, para a direita, para baixo e para cima. Os movimentos devem ser feitos lentamente; repita dez vezes e depois relaxe.


Estique um braço à frente, na altura dos olhos. Posicione o dedo polegar para cima e fixe o olhar nele. Lentamente aproxime o polegar do nariz sem desviar o olhar. Faça o mesmo com a outra mão.

Por Jessica Moraes

Comente