Óculos de sol - cuidados e recomendações!

oculos

A exposição aos raios do sol sem óculos escuros adequados pode deixar marcas nos seus olhos. Atenção, usar óculos de sol que não tenham proteção contra raio ultravioleta é pior do que não usar nada para proteger os olhos sob o sol.

Basta explicar que os óculos sem o filtro, como aqueles sem qualidade vendidos nos camelôs, têm efeito pior, pois facilitam a ação dos raios solares, já que no escuro ocorre a dilatação das pupilas, o que facilita a entrada de radiação. Portanto, fique literalmente “de olho”. Óculos, quando só escurecem e não protegem, colocam o olho em maior risco.

Outra questão interessante diz respeito às cores das lentes. O oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos recomenda que não se use sob o sol lentes com tonalidades que vão do rosa ao vermelho e roxo.

Ele ainda afirma que, para cada tipo de atividade existe uma cor de lente apropriada. Segundo o médico, as lentes amarelas, por exemplo, são excelentes para dirigir à noite, porque aumentam o contraste. Quem está curtindo férias na praia deve fazer uso das lentes verdes - inclusive durante esportes e passeios no mar. Já quem está na cidade e usa óculos de sol durante as atividades diárias, é melhor optar pela tonalidade cinza.

Por Karina Conde

Comente

Assuntos relacionados: saúde óculos escuros óculos de sol