‘Obesidade Zero’ busca erradicar doença

‘Obesidade Zero’ busca erradicar doença

Foto: Dreamstime

A Federação Latino-Americana de Nutrição aprovou o programa ‘Obesidade Zero’ que deverá ser implementado em todo o continente. O projeto apresenta dados exclusivos sobre a obesidade no Brasil e propõe ações de combate a epidemia da doença no país, a fim de erradicar a obesidade.

O projeto foi apresentado no XIX Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, em Curitiba, no início de novembro. ‘Obesidade Zero’ quer lutar contra a epidemia que atinge cerca de metade da população brasileira.

O projeto se baseia em vários pontos como, por exemplo, educação em nutrição saudável nas escolas básicas e no currículo escolar; estímulo aos hábitos de vida relacionados ao combate à obesidade; incentivo à atividade física, esporte e ginástica; efetivação e obrigatoriedade de profissionais de nutrição nas unidades básicas de saúde, configurando a avaliação nutricional, especialmente de peso e altura. "É necessário que a porta de entrada nos postos de saúde seja o nutricionista, que deve atender antes mesmo do médico a paciente que vai fazer o pré-natal, quem vai tratar uma hipertensão ou mesmo pedir medicação para um problema gastrointestinal", explicou o nutrólogo e cardiologista Dr. Daniel Magnoni, um dos responsáveis pelo projeto.


O projeto já foi apresentado na Câmara de São Paulo e na camada dos deputados, além de estar sob avaliação do ministro Alexandre Padilha, que participou de reunião científica no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, com objetivo de conhecê-lo e suas implicações na saúde pública nacional.

Por Catharina Apolinário

Comente