Obesidade saudável não existe, diz estudo

Obesidade saudável é mito

Foto - Shutterstock

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, e publicado pela Annals of Internal Medicine afirma que obesidade saudável é um mito. De acordo com os especialistas, as pessoas com excesso de peso possuem mais chances de sofrer ataques cardíacos ou AVCs em longo prazo com relação a pessoas dentro do limite de peso ideal.

Você pode até ter ouvido falar que pessoas com excesso de peso podem ser saudáveis se não apresentarem problemas como colesterol alto, diabetes ou pressão alta. O que esses pesquisadores descobriram é que, mesmo sem apresentarem esses distúrbios, os indivíduos estudados com obesidade ou com sobrepeso tinham 24% mais chance de ter um ataque cardíaco e AVC em comparação com pessoas com peso ideal e que também não apresentavam distúrbios metabólicos.

Vale ressaltar que obesidade tem a ver com o tanto de gordura que um indivíduo tem acumulada no corpo. As chances de o indivíduo sofrer problemas cardíacos eram maiores em pessoas que apresentaram algum problema metabólico, independente do peso.

"Essa informação sugere que o aumento do peso corporal não é uma condição benigna, mesmo com a ausência de problemas metabólicos, e é um argumento contra o conceito de obesidade saudável", afirmou um dos autores do estudo Ravi Retnakaran, professor associado da Universidade de Toronto.

Ainda de acordo com os pesquisadores, ganhar peso em longo prazo pode acarretar no aumento de gordura no fígado, o que levaria o indivíduo a desenvolver problemas como diabetes ou disfunção hepática.

A pesquisa analisou 61.386 voluntários pelo período de dez anos e considerou dados com relação ao risco de vida, ataque cardíaco e AVC entre os indivíduos estudados.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: saúde obesidade