O seu rim está funcionando como deveria?

Saiba se o seu rim está funcionando como deveria

Foto - Shutterstock

A função principal dos rins é filtrar o sangue do corpo, retirando impurezas e toxinas que podem causar problemas para o organismo. Mas eles também são esponsáveis por outros fatores importantes como o equilíbrio da pressão e concentração de sal, potássio e outras substâncias no sangue.

As funções renais podem ser comprometidas ao poucos até ocasionar a chamada Doença Renal Crônica. Em estágio avançado, o órgão pode ter a perda total das funções e chegar ao ponto de ser necessário realizar o processo de hemodiálise para limpar do sangue.

Fique atenta

Uma das primeiras alterações perceptíveis dos rins é com relação à cor da urina, volume (tanto mais quanto menos) e cheiro, além da frequência com que você vai ao banheiro.

Palidez, falta de apetite, cansaço em excesso, falta de ar, náuseas e vômitos, mau hálito, vontade de fazer xixi durante a noite, inchaço e até mesmo hipertensão também podem ser alguns sintomas de que o seu rim não está funcionando tão bem quanto deveria.

É importante ficar de olho e ir ao médico se suspeitar que está com problemas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 100 mil pessoas fazem diálise e a maioria dos indivíduos só descobre que está com algum problema no rim quando não há mais solução.

Vale lembrar que a urina, quando saudável, possui uma cor amarelo-clara quase transparente, não tem cheiro, e vem acompanhada de espuma. Além disso você não deve sentir dor ou desconforto ao ir ao banheiro.

Quer manter seu rim sempre saudável? Pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação balanceada e tome bastante água - para não sobrecarregá-los. Fumar e beber não ajuda em nada a manter a saúde desses órgãos - fique longe desses vícios.


Por Tissiane Vicentin

Comente