O segredo da longevidade

segredo da longevidade

Envelhecer é um fato da vida e não tem como evitar. Mas, você pode minimizar sinais e sintomas para viver melhor e se sentir mais jovem. Cientistas afirmam que ter bons hábitos alimentares, escolher os alimentos certos e ter uma vida ativa são alguns dos segredos para o rejuvenescimento e a longevidade.

De que forma a alimentação pode contribuir?

Os radicais livres em excesso danificam as células saudáveis rapidamente e podem aumentar o risco de desenvolver doenças. Para combater os radicais livres devemos recorrer aos antioxidantes que são substâncias capazes de impedir a ação dos radicais livres.

Conheça alguns alimentos:

  • Betacaroteno - Pertence ao grupo dos carotenóides, que são responsáveis pela coloração de algumas frutas, verduras e legumes. O betacaroteno também é conhecido como pró-vitamina A, pois quando está em nosso organismo transforma-se em vitamina A, conforme a necessidade da mesma.

    - Alimentos: cenoura, manga, caqui, abóbora, agrião, brócolis, couve, espinafre, entre outros.

    - Benefícios: previne o câncer de mama, de próstata, previne doenças respiratórias e catarata.

  • Licopeno - Assim como o betacaroteno, também pertence ao grupo dos carotenóides. As principais fontes de licopeno são os vegetais de cores avermelhadas.

    - Alimentos: tomate e seus derivados, molho de tomate principalmente, goiaba, melancia, mamão e beterraba.

    - Benefícios: inibe o surgimento de placas de gorduras nas artérias e, dessa forma, previne o risco de doenças cardiovasculares, auxilia na prevenção do câncer de próstata e previne a divisão das células tumorais.

  • Vitamina C - O ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C é um potente antioxidante.

    - Alimentos: laranja, acerola, morango, pimentão, goiaba.

    - Benefícios: Aumenta a atividade imunológica, torna o organismo resistente às infecções.

  • Vitamina E - Também conhecida como tocoferol, essa vitamina tem sido estudada sobre os seus efeitos na prevenção de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

    - Alimentos: óleos vegetais, gérmen de trigo, nozes e vegetais de folha verde.

    - Benefícios: Aumenta a imunidade celular e colabora no tratamento de doenças neurológicas.

  • Flavonóides - Os flavonóides ou compostos fenólicos têm como propriedades benéficas a sua capacidade de eliminar os radicais livres. Os compostos fenólicos mais estudados são: o ácido cafético, o ácido gálico e o ácido elágico.

    - Alimentos: frutas e verduras em geral como brócolis, salsa, uva, maçã, morango e nozes, além de vinho.

    - Benefícios: estudos têm relacionado o consumo de alimentos ricos em flavonóides com a prevenção de tumores em adultos, não fumantes.

Ter saúde envolve mudanças no estilo de vida e nos hábitos do dia a dia e isso depende somente de você. Siga as nossas dicas e tenha muitos anos com saúde pela frente.

Para isso é importante ter uma alimentação balanceada. Consuma diariamente cereais, leguminosas, verduras, legumes, frutas, carnes, leite e derivados. Só assim você terá a certeza de estar ingerindo alimentos com propriedades antioxidantes.

Outras dicas importantes:

  • Beba bastante água.
  • Durma o suficiente para descansar o corpo e a mente.
  • Pratique atividade física diariamente.
  • Diga não ao tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.
  • Não abra mão dos momentos de lazer.

Por Roberta Silva

Nutricionista - CRN-3 14. 113

Comente