Novas regras para planos de saúde

A partir de agora, planos de saúde são obrigados a cobrir cem novos procedimentos. As novas regras incluem cirurgias, tratamentos e exames considerados importantíssimos à saúde feminina. Um deles é a mamografia digital. Além de ser mais rápida que o exame convencional, porque é realizada em apenas 15 segundos para que o dispositivo grave as imagens geradas, a mulher recebe uma dose menor de raios X. A mamotomia, biopsia de mama a vácuo, com um corte menor, também está na lista. O exame permite obter uma grande quantidade de material, o que garante um melhor diagnóstico, e às vezes, até a retirada total da lesão evitando cirurgias desnecessárias.

No que se refere a métodos de esterilização está incluída a cirurgia de laqueadura, isto é, o corte e/ou ligamento cirúrgico das trompas de falópio, que fazem o caminho dos ovários até o útero. O procedimento impede que o óvulo encontre os espermatozóides e não ocorra a fecundação. A inserção de DIU, inclusive o dispositivo, também está liberada.

O consumidor que tiver negada a cobertura de algum item constante da lista deve entrar em contato com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800 701 9656 ou em um dos núcleos de atendimento e fiscalização da agência. Mais informações pelo site www.ans.com.br

Confira a lista das principais inclusões:

Atendimento por profissionais de saúde:

Consulta/sessão de nutrição - 6 sessões por ano

Consulta/sessão de terapia ocupacional - 6 sessões por ano

Sessão de psicoterapia - 12 por ano

Consulta/sessão de fonoaudiologia - 6 por ano

Procedimentos cirúrgicos e invasivos:

- Procedimentos cirúrgicos por videolaparoscopia (apendicectomia, colecistectomia, biópsias etc): esta técnica é menos invasiva do que as técnicas a céu aberto.

- Dermolipectomia para correção de abdome em avental após tratamento de

obesidade mórbida

- Remoção de pigmentos de lente intraocular com Yag Laser: este procedimento evita que se faça uma nova cirurgia somente para a remoção dos pigmentos após a operação de catarata

- Mamotomia: Biopsia de mama a vácuo, com um corte menor

- Tratamento cirúrgico da Epilepsia

- Tratamento pré-natal das hidrocefalias e cistos cerebrais

- Transplantes autólogos de medula óssea

Exames laboratoriais (com diretriz de utilização):

- Análise de DNA para diversas doenças genéticas

- Fator V Leiden, Análise de mutação

- Hepatite B - Teste quantitativo

- Hepatite C - Genotipagem

- Hiv, Genotipagem

- Dímero D

- Mamografia digital

Fonte - Agência Nacional de Saúde Suplementar

Por Juliana Lopes

Comente