Não escovar os dentes pode fazer mal à saúde

A má escovação pode causar gengivite e inflamação crônica, que desencadeia uma séria de doenças mais graves, como o câncer e Alzheimer
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
não escovar dentes

Istock/ © leeser87

Não é segredo que deixar de escovar os dentes pode causar grandes problemas à saúde. Mas você sabia que a má higiene bucal pode causar até demência?


 Segundo testes realizados pelo professor Iain Chapple, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Birmingham, apenas duas duas semanas sem realizar a higiene bucal correta, pode danificar seriamente o sistema imunológico.

Para provar isso, o dentista usou um protetor de gengivas de um lado da boca, ao escovar os dentes, de modo que o lado não seja limpo. Depois, ele escovou seus dentes sem o protetor e sua gengiva sangrou um pouco. “Eu havia desenvolvido gengivite. Se eu continuasse assim e não tratasse os dentes, provavelmente poderia perder alguns dentes”, revelou.

não escovar os dentes

Foto - Istock

Os testes mostraram que as células brancas do sangue do dentista haviam se tornado menos eficazes em avançar para um invasor infeccioso, indo aleatoriamente, de forma ineficiente. “Este resultado indicou que todo o meu corpo tinha se prejudicado como resultado de uma infecção na minha gengiva”, disse o dentista.

A inflamação pode até ser saudável quando acontece em um curto período de tempo, pois é a forma do corpo se manifestar contra o que está errado. Porém quando o organismo reage constantemente a danos crônicos ou infecções, o sistema imunológico pode causar danos em todo o corpo.

A inflamação crônica pode afetar seriamente a saúde. Ela está fortemente ligada com o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral e câncer.

De acordo com Chapple a inflamação adquirida era completamente reversível. Mas se o problema se estender e não for tratado pode tornar-se crônica.

Periodontite e gengivite não são doenças ruins apenas para os dentes. “Esta ligação crucial entre a saúde das gengivas e a saúde do corpo inteiro é relativamente negligenciada por médicos. Como resultado, perdemos muitas oportunidades para educar os pacientes sobre a importância do cuidado dental”, revelou o dentista Dr Christoffer Van Tulleken. 

Por essas e outras é importantíssimo supervisionar as crianças para que elas tenham bons hábitos e escovem bem os dentes. Um estudo da Meltlife publicado em 2012 mostrou que os pais têm pouco conhecimento sobre os cuidados recomendados pelos odontologistas para a saúde bucal das crianças. 

Então converse, oriente e ensine. A saúde dos pequenos agradece!

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente