Mulheres estressadas correm mais risco de desenvolver Alzheimer

Alzheimermulheres

Foto - Shutterstock

Se você se considera uma pessoa ciumenta, estressada e até um pouquinho mau humorada, fique atenta! Um estudo recente, concluiu que mulheres com essas características na meia idade, correm mais risco de desenvolver Alzheimer no futuro.

O estudo que durou 40 anos e foi publicado nesta quarta-feira no periódico Neurology. "A maioria das pesquisas de Alzheimer analisa fatores como escolaridade, risco cardíaco, trauma na cabeça, genética e histórico familiar", disse a líder da pesquisa, Lena Johannsson, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia.

"A personalidade também pode influenciar o risco de demência, porque afeta o comportamento, o estilo de vida e a reação ao stress." Por 38 anos, os cientistas acompanharam 800 mulheres de, em média, 46 anos.

Eles analisaram a personalidade das voluntárias por meio de testes de neuroticismo, introversão, extroversão e memória. Ao longo do estudo, dezenove participantes desenvolveram demência.

De acordo com os cientistas, não foi encontrada nenhuma relação entre o risco de demência e a personalidade introvertida ou extrovertida. No entanto, mulheres que eram ao mesmo tempo introvertidas e estressadas eram aquelas com maior probabilidade de desenvolver Alzheimer.

Das 63 participantes com essas características, dezesseis (25%), tiveram Alzheimer, ante oito das 64 (13%) que eram extrovertidas e calmas.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: mulheres alzheimer