Mulheres bissexuais são propensas a terem distúrbio alimentar

Entenda a estranha relação entre mulheres que se sentem atraídas por ambos os sexos e o distúrbio alimentar

Foto: iStock/ GeorgeRudy

Jovens mulheres bissexuais, que se sentem atraídas por ambos os sexos - ou que se sentem inseguras em relação a sua preferência sexual - são mais propensas a desenvolver um transtorno alimentar do que aquelas que são atraídas por apenas um gênero, afirma nova pesquisa.


De acordo com a autora do estudo, Annie Shearer, da Universidade de Drexel, na Pensilvânia, os resultados do estudo sugerem que pode haver diferenças notáveis nos sintomas de transtornos alimentares em gays, lésbicas e bissexuais. O estudo examinou mais de 2000 pessoas entre as idades de 14 a 24 durante uma visita de rotina ao médico de atenção primária.

O comportamento alimentar dos participantes foi avaliado por meio de questões, tais como: Quantas vezes você acha que você é gordo, mesmo que algumas pessoas dizem que você é magro? Quantas vezes você tentar controlar seu peso por pular refeições? E, quantas vezes você tentar controlar o seu peso, tornando-se vomitar?

Cena do filme Azul É a Cor Mais Quente, em que a personagem é bissexual e tem um distúrbio alimentar velado. Foto: Reprodução/autostraddle

O estudo, no entanto, surpreendeu os pesquisadores por mostrar que apenas os bissexuais relatavam sintomas de transtornos alimentares, enquanto que lésbicas e gays tinham um comportamento alimentar "normal", assim como os heterossexuais. "Este estudo destaca a necessidade de aumentar a sensibilidade para as necessidades únicas de jovens de minorias sexuais".

Os distúrbios alimentares são, evidentemente, ligados a um número de fatores complexos, mas parece provável que o isolamento de bissexuais afeta diretamente a saúde mental, interferindo, assim, no comportamento alimentar.

Intitulado de "A Relação entre Transtorno Alimentar e Sexualidade entre Adolescentes e Jovens Adultos", o estudo será publicada na revista científica Eating Behaviours.

Por Lívia Duarte

Comente