Mulher com distorção de imagem vê tumor que não existe

Uma rara condição psicológica, o Transtorno Dismórfico Corporal, faz com que as pessoas se enxerguem de forma totalmente distorcida

Leigh usando a prótese do falso tumor para seu vídeo-instalação sobre o Transtorno Dismórfico Corporal. Foto: reprodução/metrouk

Uma das doenças psicológicas da modernidade, que infelizmente vem afetando diversos jovens e adultos, faz com que as pessoas se preocupem excessivamente com pequenos defeitos corpóreos e as fazem enxergar de forma totalmente distorcida. Trata-se do Transtorno Dismórfico Corporal, que afeta as pessoas de maneiras diferentes - alguns se vêem muito gordos ou magros, ou não musculosos o suficientes ou enaltecem pequenos defeitos imperceptíveis. Em casos extremos, a intensidade da angústia e isolamento pode pode conduzir as pessoas ao suicídio.


A artista Leigh, que possui o transtorno, se vê com um grande tumor em toda a metade de seu rosto - tumor este que não existe. Leigh desenvolveu a doença psicológica ainda na adolescência quando ela começou a passar horas examinando-se na frente de um espelho. O medo de assustar as pessoas com o que ela enxergava em seu rosto a levou a isolar-se em sua casa.

Leigh colocando a prótese para sua instalação artística. Foto: reprodução/metrouk

Mas a artista foi mais longe ao propor uma experiência de instalação artística em que ela revela ao mundo como se sente alguém com o transtorno que distorce o que se enxerga da própria aparência. Leigh, em conjunto com o make up artist Shaune Harrison, criou uma prótese incrivelmente realista para mostrar para o mundo exterior como ela vê o rosto dela.

Bastidores do vídeo-instalação. Foto: reprodução/metrouk

Em dezembro de 2014, Leigh foi as ruas de Manchester (Reino Unido) com câmeras escondidas para mostrar as reações das pessoas ao verem ela com a prótese do tumor. " A experiência acabou por ser incrivelmente boa, porque quando eu coloquei a prótese foi a primeira vez que eu percebi que eu era bonita ", conta.

O antes e depois da prótese com o tumor falso. Foto: reprodução/metrouk

O vídeo transformou-se em uma instalação com o nome de: The Tunnel Reality Broken. Usando sensores sons, o espectador é navega através do túnel da mente de um sofredor do transtorno. O vídeo permite que pessoas sem o trastorno experimentem como ela acredita que as pessoas vão olhar para ela no dia-a-dia. 

Leigh em uma foto do seu rosto 'normal'. Foto: reprodução/metrouk

Leigh usando a prótese de tumor feita pelo make up artist Shaune Harrison. Foto: reprodução/metrouk

Todo mundo tem momentos em que pensamentos negativos sobre a aparência afeta a forma como nos sentimos. E o que Leigh tem feito é representar essa angústia interna de uma forma tangível. Este ano foi a primeira conferência nacional do transtorno dismórfico, onde Leigh apresentou seu trabalho ao lado de outros falando sobre a condição. Com a ajuda de pessoas como Leigh, o estigma da doença está começando a ser removido.

Confira o emocionante vídeo da exposição de Leigh:

Por Lívia Duarte

Comente