Mudança brusca do tempo prejudica a visão

visão

foto: Shutterstock

Um calor seco de estourar os miolos e de repente uma queda de 7 a 10 graus na temperatura. Sabia que essa mudança brusca de tempo pode prejudicar sua visão? Em diversas partes do país, os olhos e as vias respiratórias sofrem com tamanha oscilação que deve perdurar por alguns dias, conforme as previsões do INPE (Instituto Nacional de pesquisas Espaciais).

Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto os casos de conjuntivite alérgica e olho seco têm aumentado consideravelmente e pode predispor à conjuntivite viral.

A dica do médico é beber bastante água e hidratar a superfície do olho com lágrima artificial caso perceba a visão levemente embaçada. Caso as pálpebras inchem, Queiroz Neto recomenda consultar um oftalmologista. "É muito comum as pessoas usarem água boricada no olho. A solução contém ácido bórico e por isso pode irritar ainda mais o olho". comenta.

Os sintomas do olho seco, da conjuntivite alérgica e da viral são bastante parecidos e a recomendação é evitar ambientes fechados onde os vírus se proliferam com maior facilidade, colocar as roupas em ambiente arejado antes de usar para eliminar os ácaros, separar toalhas e fronhas, manter as mãos limpas e evitar levar as mãos aos olhos.

Mas o oftalmologista alerta que usar colírio sem indicação médica ao sentir desconforto visual pode ser perigoso. "Na conjuntivite viral o tratamento é feito com compressas geladas, colírio anti-inflamatório não-hormonal nos casos mais leves, ou colírio hormonal (corticóide) nos casos mais graves. O uso de colírio inadequado pode causar problemas irreversíveis na visão", adverte.


Por VilaMulher

Comente

Assuntos relacionados: saúde visão