Metade da população é sedentária, diz estudo

Estudo ainda levantou dados sobre o consumo de comidas nada saudáveis
sedentarismo-população

Foto - Shutterstock

Todos os órgãos de saúde batem na tecla dos malefícios do sedentarismo, mas parece que é em vão. Uma recente pesquisa do IBGE junto ao Ministério da Saúde descobriu que quase 46% da população brasileira não realizaram algum exercício físico nos últimos 3 meses. E isso é bastante grave. O sedentarismo é um dos maiores culpados de doenças cardiovasculares, que podem levar à morte.

O mesmo estudo mostrou que quase 30% das pessoas passam mais de 3 horas assistindo televisão. Uma horinha dessas podia virar uma caminhada, né?

E o problema não pára nos exercícios, não! De acordo com o levantamento, a maior parte da população adulta não consome verduras, hortaliças e frutas como orienta a OMS (pelo menos 3 porções de cada por dia). Para piorar, ¼ da população adulta toma refrigerante pelo menos 5 vezes por semana e come carnes com excesso de gordura.

O álcool também entrou em pauta; 1 em cada 4 brasileiros consumiu bebida alcoólica pelo menos 1 vez por semana em 2013. Em contrapartida, o número de fumantes está diminuindo. Em 2013, foi registrado que 15% da população eram fumantes, contra 18% registrado em 2008.

Como mudar esses hábitos?

A OMS recomenda que sejam feitos pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia. Vale tudo; trocar o elevador pela escada, descer um ponto antes no ônibus, levar os filhos à pé para a escola e até mesmo trocar o carro pela bicicleta. Quanto à alimentação, restrinja os alimentos gordurosos aos finais de semana e capriche no consumo de água, para eliminar o excesso de toxinas. 


Comente

Assuntos relacionados: sedentarismo hábitos saudáveis