Médicos no conforto do lar

No conforto do lar tratamentos com especialistas

Foto Gregory Szarkiewicz/http://bit.ly/IMSfHD

Comodidade, problemas de locomoção e falta de tempo são alguns dos fatores que contribuem para o crescimento dos serviços em domicílio, cada vez mais comuns e com maior gama de profissionais a disposição. Tratamentos estéticos, dentários ou mesmo de saúde são levados até a casa do consumidor, que, claro, paga mais caro pelo conforto.

Foi pensando nas necessidades de quem tem dificuldades em se locomover e em proporcionar mais conforto aos seus pacientes, que o angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero resolveu oferecer tratamento de varizes a laser em domicílio. "As mulheres são as que mais procuram pelo serviço domiciliar - até porque são elas as mais atingidas pelos vasos inconvenientes. Com a correria entre trabalho e profissão, filhos e atividades de casa, o tratamento a laser em casa é uma forma de otimizar o tempo e garantir sucesso no tratamento - muitas vezes negligenciado ou interrompido por motivos profissionais ou incompatibilidade de agendas", explica o especialista.

Com o objetivo de amenizar o medo que muitas pessoas têm dos consultórios dentários, o odontologista Ronaldo Fabião leva todo o consultório clínico para dentro da casa do paciente, que pode, muito bem, submeter-se aos procedimentos assistindo ao seu programa preferido, ouvindo música ou de olho nas crianças que não tinham com quem ficar. Sem falar nos indivíduos com problemas motores, como idosos e pessoas com necessidades especiais, os principais beneficiados pelo serviço.

Com base no conceito de conforto e exclusividade, a consultoria ou serviço prestado por esses profissionais em domicílio pode ser um pouco mais cara. Porém, para quem utiliza, o preço é o menor dos problemas, principalmente quando se fala em comodidade e economia de tempo.


Já na área da saúde pública, o governo federal possui o Programa Saúde da Família (PSF) instalado em diversas cidades do Brasil, que retoma o antigo conceito do médico da família, já que um profissional fica responsável pela análise e posterior encaminhamento para atendimento de todo núcleo familiar.

Composta por equipes com multiprofissionais, o PSF oferece atendimento domiciliar para pessoas com dificuldades de locomoção e idosos. Desde o agendamento de consultas e exames, até a visita na casa do paciente, tudo é feito pelas equipes do Programa. A melhor parte: o serviço é totalmente gratuito, garantido pelo SUS.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: saúde conforto serviços em domicílio