Mastigar errado causa rugas

mastigação-rugas

Foto - Shutterstock

Você sabia que mastigar errado causa rugas? Contrair a musculatura facial de forma inadequada causa as  pregas que revelam traços de envelhecimento no rosto. Segundo a fonoaudióloga e coach Patricia Antoniazi , a força do apertamento realizada com os lábios para compensar a movimentação inadequada da língua no momento de engolir saliva ou alimentos pode estar relacionada a possíveis problemas odontológicos. 

Para que o impacto da ação muscular sobre a pele seja o menor possível, o correto é engolir pressionando a região anterior da língua contra a porção anterior do céu da boca, atrás dos dentes, mantendo os lábios fechados, entretanto relaxados.

É importante aprender a utilizar de forma harmônica os dois lados da face, com um padrão de mastigação bilateral alternada e, ao engolir, usar primordialmente a força de contração da língua em substituição ao apertamento labial, movimentação inadequada de cabeça e outras compensações. Para que esse padrão se torne automático, é necessário a repetição consciente, várias vezes ao dia, durante as refeições e lanchinhos.

Curta a hora da mastigação e deglutição! Além de tudo o que foi dito acima, fará fortalecimento muscular de forma correta, com isso, você também estará investindo em seu rejuvenescimento!


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: rugas mastigação