Mastigação rápida representa mais gordura no corpo

Quem mastiga rápido tem mais gordura no corpo

Já é sabida a importância de se comer devagar, mastigando bem os alimentos. Mastigar de forma correta, triturando e reduzindo a comida em pequenas porções, ajuda o organismo a produzir enzimas que atuam no processo de digestão.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde e Nutrição em Tóquio, no Japão, apontou que a velocidade com que ingerimos os alimentos pode influenciar no índice de gordura corporal.

Os pesquisadores descobriram que, quanto mais rápido uma pessoa come, mais alto é o IMC (índice de massa corpórea, uma relação entre o peso e altura do indivíduo) e a quantidade de gordura no organismo.

O ato de comer devagar, além de absorver melhor os nutrientes, possibilita ao cérebro captar de maneira correta a mensagem do hormônio PPY, conhecido como hormônio da saciedade, que avisa quando o organismo está saciado.

Esse hormônio entra em ação cerca de 20 minutos depois do início da refeição, quando em tese ainda devemos estar à mesa. Comer devagar também evita desconfortos gastrointestinais como refluxos, gases e azia.

Por Jessica Moraes

Comente