Massagens que combatem os efeitos do estresse e insônia

massagemestresse

Foto - Shutterstock

Diariamente precisamos correr contra o relógio para dar conta das diversas obrigações.Em decorrência da falta de tempo, muitas pessoas ficam estressadas, com dores de cabeça e apresentam dificuldades para dormir. Porém o que muitos não sabem, é que é possível amenizar tais sintomas apenas realizando massagens terapêuticas.

Uma sessão de apenas 30 minutos pode melhorar a dor de cabeça e o estresse, causando um efeito similar ao de um medicamento analgésico.

"As manobras utilizadas nas massagens ajudam a desencadear um poderoso alívio natural da dor. Além disso, faz com que o cérebro ative o sistema nervoso, o que ajuda a combater o estresse, contribuindo para uma diminuição da tensão em todo o corpo, informa Mariana Moraes, fisioterapeuta do Zahra Spa & Estética.

De acordo com a especialista, no período em que as massagens são realizadas, ocorre uma redução do ritmo cardíaco. Dessa forma, traz um relaxamento para a mente e paro corpo. "O nervo vago, um dos principais do cérebro, emite um sinal para as glândulas suprarrenais que, por consequência, diminuem a liberação de hormônios do estresse, como cortisol e vasopressina", afirma.

Confira algumas massagens para diminuir o estresse, dores de cabeça e ficar mais relaxado no dia a dia, indicadas por Mariana Moraes:

Shiatsu

Essa terapia oriental ajuda a equilibrar pontos dos meridianos (canais de energia) que percorrem o corpo. Com isso, além de trazer um alívio para dores musculares e tensões, aumenta a sensação de energia, pois revigora o organismo, liberando os nódulos de tensão muscular. "A técnica atua no fluxo da energia, promovendo um equilíbrio no organismo. Com isso, diminui insônia, ansiedade, equilibra o sistema nervoso, alivia dor causada por contratura e má postura, bem como dores de cabeça, entre outros benefícios", aponta a especialista.

Reflexologia

Essa técnica trabalha pontos reflexos de forma precisa e sistemática, gerando uma reação em cadeia em todo corpo, pois a energia está sempre fluindo por meio dos canais e zonas do corpo. "Essa técnica reduz a tensão e reativa a sensação de bem-estar. Além disso, estimula o reequilíbrio físico e mental, desbloqueia o fluxo de energia e aflora o funcionamento nervoso e combate o estresse", conclui Moraes.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: massagem estresse insônia ansiedade