Mãos e pés azulados?

Mãos e pés azulados

foto reprodução: Ig

Uma hipersensibilidade ao frio que deixa as extremidades do corpo (pés, mãos, nariz, orelhas) com uma coloração azulada, arroxeada. Você já ou viu falar nisso? Essa é a Síndrome de Raynaud, que costuma ocorrer principalmente nos dias frios.

Os dias gelados diminuem a circulação sanguínea nas extremidades do corpo, deixando-as sem a cor natural, geladas e muitas vezes doloridas, pois a síndrome é provocada pela lentidão que o organismo tem de se restabelecer e garantir a temperatura equilibrada ao corpo todo.

Com a normalização da circulação, a região volta a ter seu aspecto natural, embora a alteração possa durar horas, dependendo do tamanho da região atingida e da intensidade do frio.

Além do frio, existem alguns outros fatores que podem provocar a manifestação da síndrome, como o estresse, o uso de anticoncepcionais, remédios para hipertensão e cigarro. A síndrome também pode estar associada a doenças como a artrite reumatóide.

Apesar de não ter cura, é possível controlá-la. Alguns médicos costumam prescrever vasodilatadores, que ajudam a evitar as crises. Mas métodos caseiros também aliviam o problema.

Colocar os pés ou mãos em água corrente bem quente por uns 5 ou 10 minutos, por exemplo, ajuda a melhorar a sensibilidade da pele, melhorando seu aspecto também. Massagens e atividades físicas demoram mais para fazer efeito, mas também são eficazes e ajudam à circulação voltar.

Por Jessica Moraes

Comente