Manter a forma sem cigarro

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Manter a forma sem cigarro

Você finalmente está começando a se livrar do cigarro e no meio de tantas recaídas já conseguiu jogar fora um maço inteiro. Não é para menos, pois os dados assustam. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo morrem anualmente em decorrência do tabagismo. Só não Brasil são cerca de 200 mil pessoas.

Ao passo que se consegue parar de fumar, muita gente acaba compensando o vício com uma má alimentação, sempre em grandes quantidades. Sabendo isso, as pessoas usam essa desculpa para desistir no meio do caminho. Preferem ficar magras e continuar fumando.

Conforme a consultora esportiva Stella Krieger, é possível sim emagrecer e manter a forma depois de largar o cigarro. Isso após muitos exercícios físicos. “Quando o organismo sente falta da nicotina, ele inicia um processo de abstinência que gera dores de cabeça, além de crises de irritabilidade e ansiedade. Durante a prática da atividade física, são liberadas endorfina e serotonina, hormônios que proporcionam sensação de prazer semelhante à provocada pela nicotina. A dica da consultora é investir em exercícios aeróbios, fazer um trabalho de queima calórica com fortalecimento muscular”, complementa Stella.

A boa alimentação também é necessária. Ao parar de fumar, seus sentidos ficam mais apurados, e isso inclui o paladar. A conseqüência é certa: você busca alimentos mais apetitosos e cheirosos. Conforme a nutricionista Gabriela Motta, há relatos de pessoas que chegaram a engordar de seis a 10 quilos após abandonar o cigarro. “Tenho uma paciente que parou de fumar faz 10 anos e conseguiu perder oito quilos ao aliar alimentação balanceada com exercícios físicos”, afirmou.

Quem ainda não conseguiu acabar de vez com o vício do cigarro, veja que motivos não faltam para você se livrar disso e melhorar a sua qualidade de vida:

Apenas 20 minutos após parar de fumar, a pressão sanguínea e a pulsação do indivíduo voltam ao normal; após duas horas já não há mais nicotina circulando no sangue; após oito horas o nível de oxigênio do sangue se normaliza; após 24 horas os pulmões voltam a funcionar melhor e após dois dias o olfato e o paladar já começam a se recuperar.

Por Juliana Lopes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente