Mantenha seus rins saudáveis com a prevenção

Mantenha seus rins saudáveis com a prevenção

Os rins, apesar de pequenos, são essenciais para a filtração de sangue e controle dos fluidos existentes no organismo. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), estima-se que mais de 10 milhões de brasileiros tenham algum grau de disfunção renal.

Para Leon Gilson Alvim Soares Jr., nefrologista do Hospital Santa Marcelina, um simples exame de urina deve ser feito ao menos uma vez por ano para ajudar a prevenir a incidência de doenças renais.

"O exame de urina nos diz se há perda de proteína, glicose, sangue, pus e bactérias. Também é analisada a dosagem de creatinina, uma substância que existe no organismo. Quando ocorre um aumento nas taxas de creatinina, é sinal de que há uma diminuição da capacidade de filtração dos rins, levando a sérios problemas", explica.

O nefrologista ressalta ainda que há a ecografia dos rins, que pode demonstrar a presença de cálculos, sinais de obstrução das vias urinárias e alterações na forma e tamanho do rim.

O primeiro passo é observar a urina, seu volume, sua cor, seu cheiro e a maneira como é eliminada. Demais queixas sem justificativas como dor e ardência ao urinar, cólica renal, anemia, falta de apetite, náuseas, entre outras, também podem significar algum problema que precisa ser avaliado.

Como métodos preventivos, exames de urina periódicos são indicados para pessoas com história familiar de doença renal, diabete e hipertensão. Também é recomendado evitar o uso exagerado de drogas tóxicas para os rins, como os antiinflamatórios.


"Beber muita água faz bem para o organismo, hidrata, melhora o funcionamento do intestino e é saudável à pele. O volume maior de água impede a formação de cálculo renal, lava as vias urinárias afastando o risco de infecção e desidratação - que pode ser causadora da insuficiência renal aguda", alerta Leon.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde equilíbrio prevenção bem estar rins