Mamografias pelo SUS crescem 78% no estado de São Paulo

câncerdemamamamografia

Foto - Shutterstock

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta crescimento de 78% no número de exames de mamografias, para identificação do câncer de mama, realizados nos últimos cinco anos em serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado.

Foram 1,3 milhão mamografias na rede pública em 2013, contra 812,4 mil em 2008. O crescimento ocorreu ano a ano, com 892,3 mil exames em 2009, 1 milhão em 2010, 1,24 milhão em 2011 e 1,29 milhão em 2012.

O SUS paulista dispõe de 411 mamógrafos, número superior ao parâmetro indicado pelo Ministério da Saúde, de um aparelho a cada 240 mil habitantes. São 77 hospitais e institutos credenciados para atendimento e tratamento de câncer de mama pela rede pública em todo o Estado.

A carreta-móvel do programa "Mulheres de Peito", da Secretaria de Estado da Saúde, chegou ao bairro da Brasilândia, zona norte da capital paulista, nesta quinta-feira, dia 2 de outubro. O veículo, que oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, está na avenida João Paulo I, 2.107.

Após passar por 26 locais do Estado, em cidades localizadas na região metropolitana de São Paulo, interior e litoral, a carreta permanecerá no bairro até a próxima sexta-feira, 10 de outubro.

A iniciativa da Secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, cinco carretas-móveis percorrem os municípios paulistas desde o início do ano.

A previsão é que, por meio das unidades móveis, cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano. No total, o investimento do governo do Estado é de R$ 14 milhões.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. No interior das carretas, as mulheres poderão fazer exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 20h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: câncer de mama mamografia