Má postura pode causar lesão no quadril

lesãoquadril

Foto - Shutterstock

Apesar de serem mais comum em atletas, as lesões no quadril podem se desenvolver em qualquer pessoa. O que contribui para a incidência é o nível de uso do quadril.

Alguns esportes, como a corrida, o futebol e o tênis, por exemplo, exigem mais intensidade de movimento. E quanto mais, maior o risco de lesão. Diferentes tipos de lesões podem acometer o quadril, devido a sobrecargas ou impactos.

"A má postura é uma das principais causas de lesões no quadril, ocasionando desequilíbrios musculares, o que sobrecarrega a lombar. A dor pode irradiar para a coxa, joelho ou virilha. As mais comuns são bursite, tendinite, artrite, estiramentos musculares e contusões", explica o fisioterapeuta Helder Montenegro.

De acordo com ele, aos primeiros sinais da dor, o ideal é procurar um especialista para que o diagnóstico seja realizado o quanto antes para evitar piores problemas. O tratamento depende de cada caso, mas normalmente é indicado o uso de medicações, fisioterapia, reeducação postural, infiltrações e manipulações.

"A estabilidade e a força muscular são importantes para prevenir as lesões. Para amenizar os impactos e melhorar a postura, o ideal é manter a flexibilidade, a força na lombar e no quadril", finaliza Helder Montenegro.

Como uma forma de ação preventiva de orientação postural em todas as idades, o fisioterapeuta criou duas cartilhas, chamadas Dr. Coluna, com dicas de exercícios e posturas adequadas para atividades cotidianas.

Confira online no endereço http://www.herniadedisco.com.br/espaco-dr-coluna/cartilha-do-itc-vertebral/cartilha-itc-vertebral-versao-ebook/ .


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: postura quadril